Pesquisa quer saber dimensão da proteção social nas escolas das redes estaduais públicas durante a pandemia

  

Para avaliar como escolas das redes estaduais do país estão desempenhando sua função na dimensão da proteção social, a pesquisa “Dimensão da proteção nas escolas das redes estaduais públicas durante a pandemia” busca definir como este papel está sendo cumprido no contexto da pandemia.

O estudo é conduzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (que coordena a plataforma Cada Criança), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e tem por objetivo realizar uma escuta de estudantes e professores.

 

É PROFESSOR OU ESTUDANTE DE REDE ESTADUAL? SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE! ACESSE O FORMULÁRIO AQUI.

 

A pesquisa pode ser preenchida de forma anônima, para preservar as respondentes. Haverá sigilo dos dados enviados, com acesso disponível apenas aos pesquisadores responsáveis.

Conscientes de que maioria dos estados estão com suas escolas fechadas, as entidades que promovem a pesquisa enfatizam que esses espaços, contudo, desempenham papéis que ultrapassam a dimensão do ensino e aprendizagem, sendo a escola uma das instituições fundamentais para a proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

"No próprio debate sobre reabertura das escolas, uma das questões colocadas é a urgência na retomada de ações de proteção social, já que muitas dependem das escolas. Por isso, entendemos que seria importante ouvir as e os sujeitos de direito para podermos verificar como colaborar com essa situação de forma a garantir direito à educação, saúde e proteção na resposta à pandemia", explica Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha.

 

Ao responderem o questionário promovido pelas entidades em suas redes espalhadas por todo o Brasil, estudantes e professores auxiliarão no apoio à formulação de políticas públicas de proteção e educação alinhadas com a realidade e a demanda das comunidades escolares neste momento desafiador para todas e todos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

 

O questionário visa conhecer a realidade desses professores e alunos durante a pandemia. Os participantes da pesquisa devem fornecer informações relacionadas a, por exemplo, recebimento do auxílio emergencial e acesso à internet, além de apontar sua percepção sobre ações específicas durante a pandemia, canais de comunicação com as famílias e as condições adequadas para a volta presencial às aulas. Também é do interesse das entidades conhecer as vulnerabilidades sociais que professores e alunos têm enfrentado, por isso foram incluídas perguntas sobre trabalho infantil, violência doméstica e violência sexual.

 

A pesquisa está relacionada com temas abordados nos guias lançados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação durante a pandemia: alimentação escolar, EAD, reabertura das escolas, educação e proteção, especificamente, entre outros.

 

ATENÇÃO: Este questionário está voltado a estudantes e professores das redes estaduais de ensino. Se você é de rede municipal ou privada, desconsidere este questionário.

 

Comentários