Pesquisa APLB: 5 de cada 10 professores entrevistados não têm acesso a uma internet de qualidade

                                       Foto: Divulgação APLB

A APLB-SINDICATO realizou uma pesquisa para avaliar a qualidade do acesso à internet entre os educadores baianos. Foram ouvidos aproximadamente 6 mil profissionais, entre os dias 30 de maio de 06 de junho. Para Rui Oliveira, coordenador-geral da entidade, saber como a categoria tem enfrentado esse momento de pandemia é indispensável. “Estamos em isolamento social, a internet tem tido um papel fundamental. O nosso objetivo é conhecer a realidade da categoria para avaliar e enfrentar os desafios dessa situação” informou.

Segundo a pesquisa, aproximadamente 100% dos entrevistados informaram que têm acesso à internet. Cerca de 50% têm acesso a uma internet com qualidade regular, enquanto apenas 40% têm acesso a uma internet de boa qualidade. Quando perguntamos se a escola onde trabalham tem internet, 60,7% disseram que sim, mas os alunos não podem usar.

Os dados mostram ainda que o percentual de professores que não tem formação em TIC’s – Tecnologia de informação e comunicação voltada para a Educação é de 73,5%. Cerca de 70% das escolas onde os entrevistados trabalham não tem sala de computadores.

“A situação dos professores na Bahia só reforça a posição da APLB e de toda a comunidade acadêmica nacional no que diz respeito ao Ensino à Distância (EaD) durante a pandemia.  Não temos condição de implantar um método que não alcança a todos, pois o acesso à internet e aparelhos tecnológicos é privilégio de apenas parte da população, tendo em vista a desigualdade social existente no país” concluiu Rui.


Veja o resultado completo de nossa pesquisa:


Comentários