Governo Marão reduz pela metade o salário de cerca de 500 professores contratados



A APPI/APLB Sindicato vem reiterar ser contra a medida adotada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ao reduzir 50% do salário dos professores contratados.

A Secretaria de Educação, por meio da rede social, fez uma live para comunicar a redução salarial usando o discurso de ACOLHIMENTO, de PREOCUPAÇÃO do governo e afirmou que não restou alternativa ao governo, frente à queda “de mais de 70% dos recursos financeiros”, quando questionada sobre os recursos do FUNDEB.

Infelizmente, mais uma vez, assistimos o governo do prefeito Mário Alexandre não falar a verdade para justificar a redução salarial.

Analisando o site https://www42.bb.com.br/, onde é possível ter acesso à distribuição de arrecadação municipal, foram encontrados os dados abaixo:



Não foi a queda da arrecadação do FUNDEB que levou o prefeito a tomar a decisão da redução salarial. Também não foi confirmada a queda de mais de 70% da receita do FUNDEB, como foi afirmado pelo governo do prefeito Mario Alexandre. A decisão foi política.

Da mesma forma, foi uma decisão política o afastamento de 268 funcionários da folha de pagamento que entraram entre 1983 a 1988 e estão há 1 ano e 5 meses sem salário, sobrevivendo de doação de cestas básicas.

A APPI/APLB, Sindicato representativo dos trabalhadores em educação, está aguardando reunião com o governo municipal para discutir a situação destes trabalhadores. A reunião agendada para o dia 30/04, não ocorreu.

Diante da pandemia, enfrentada por toda a população, o prefeito de Ilhéus fez a opção por reduzir salário de cerca de 500 professores contratados. Uma parte destes professores - que terão que repor as aulas de todo esse período para garantir o cumprimento do ano letivo - terá que sobreviver com um salário menor que R$ 700,00/mês.

Fica a pergunta para o prefeito de Ilhéus: como ficará o ano letivo se esses trabalhadores só deverão receber 50% da sua carga horária?

Outra pergunta que deve ser respondida pelo prefeito: se houve queda da arrecadação (comprovado acima que na Educação não houve) por que somente os trabalhadores da Educação foram penalizados?

A palavra do momento não é ACOLHIMENTO e sim DESVALORIZAÇÃO DA FUNÇÃO DO PROFESSOR.


Comentários