IMAGENS - Servidores demitidos comemoram vitória em Brasília e querem agilidade no cumprimento da sentença

  
 
Logo após a divulgação da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, que não reconheceu o pedido feito pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Ilhéus para suspender a decisão da desembargadora Sílvia Zarif, do Tribunal de Justiça da Bahia - que determina a imediata reintegração dos demitidos aos seus cargos - uma manifestação tomou as ruas do centro de Ilhéus, no final da manhã desta quarta-feira   (17).
 
Os servidores demitidos exigem o cumprimento de reintegração da desembargadora e da última sentença impetrada pelo TJB, que determina a imediata suspensão da decisão do juiz Alex Venícius, da Primeira Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que causou o afastamento dos servidores no início deste ano. “A justiça está sendo feita. Precisa ser cumprida agora”, destaca um dos demitidos. Ontem (16), em Brasília, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) impôs nova derrota ao prefeito ao não reconhecer o pedido de liminar feito pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Ilhéus objetivando suspender a decisão da desembargadora Sílvia Zarif.

No manifesto de hoje, os demitidos ganharam a solidariedade dos trabalhadores em Educação, na rede municipal de ensino e, também, de muitos servidores convocados a partir do concurso público de 2016, que tiveram os salários reduzidos, atendendo à mesma decisão da Primeira Vara da Fazenda Pública de Ilhéus. Os concursados usaram nariz de palhaço durante o ato.
 
 
Desde a primeira vitória conquistada pelos trabalhadores na justiça, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recorre das decisões. Perdeu todas. E não cumpriu nenhuma das determinações judiciais, preferindo obedecer orientações da sua Procuradoria Jurídica em detrimento às decisões dos desembargadores baianos.

Hoje, os trabalhadores percorreram ruas do centro de Ilhéus, fizeram uma parada nas escadarias do Palácio Paranaguá, sede oficial do Poder Executivo de Ilhéus, e seguiram em direção ao Fórum Epaminondas Berbert de Castro, onde se manifestaram por mais agilidade no cumprimento das decisões conquistadas pelos atingidos no Tribunal de Justiça da Bahia.
Na Primeira Câmara Cível do TJ-BA, que tem como relatora a desembargadora Sílvia Carneiro Zarif, foi determinada a sustação do Decreto Municipal 128, de 28 de dezembro do ano passado, com o retorno dos servidores admitidos entre 5 de outubro de 1983 e 5 de Outubro de 1988, aos cargos que ocupavam, com as suas respectivas remunerações, até que se ultime o trânsito em julgado.
 
Depois, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto, deferiu o pedido de suspensão dos efeitos da sentença proferida pelo juiz Alex Venícius, da Primeira Vara da Fazenda Pública de Ilhéus. Em resumo: a decisão pela demissão dos servidores da Prefeitura de Ilhéus está sem validade. E a prefeitura também amarga a derrota no STJ, em Brasília, que negou seu pedido de liminar.
 
 
 

Comentários