Presidente da APPI destaca força e papel dos conselhos municipais de Educação


 
Ao participar da abertura do XXI Encontro Estadual da Uncme Bahia, que acontece em Ilhéus, o presidente da APPI, Osman Nogueira Júnior, destacou a importância dos conselhos municipais da Educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Os conselhos são órgãos normativos e têm uma agenda extensa. No momento em que observamos no Brasil um movimento conservador, os conselhos têm um papel fundamental de estarem atentos para evitar retrocessos na Educação”, disse.
O encontro que acontece em Ilhéus reúne presidentes e vice-presidentes dos conselhos de Educação de mais de 200 municípios baianos e tem como tema central “Por uma Escola Inclusiva para todos”. Além de Osman, representando a Educação de Ilhéus, compôs a mesa o vice-presidente da APPI, Josimar Ferreira.
“Esta também é uma oportunidade de, em parceria com o Ministério Público da Bahia, construirmos um plano de política de Educação Inclusiva para Ilhéus”, afirma Osman. O encontro estadual da Uncme acontece até amanhã (26), no Centro de Convenções de Ilhéus e, entre os seus principais palestrantes estão Júlia Ribeiro, representante do Unicef; Manoel Humberto Gonzaga Lima (presidente nacional da Uncme); Gilvânia Nascimento (presidente da Uncme Bahia), Cíntia Guanaes (MPBa), Luis Valter de Lima (Projeto Saber Melhor), além de representações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O evento também debate o Projeto Saber Melhor, do Ministério Público Estadual, com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de Educação por meio de ações em parceria com a Uncme, que contemplam palestras, seminários e cursos de capacitação para conselheiros, agentes educacionais e comunidade.

Comentários