Tribunal de Justiça suspende decreto do prefeito de Ilhéus e reintegra servidores demitidos


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), através de decisão liminar proferida pela desembargadora Silvia Zarif, determinou a suspensão do Decreto 128/2019, assinado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e pelo secretário de Administração, Bento Lima, e o retorno imediato dos servidores contratados entre 1983 e 1988, que foram afastados no dia 7 de janeiro último. Os servidores receberam a decisão logo após manifestação realizada na manhã desta quarta-feira, na Praça Cairu, no centro da cidade, quando portaram cruzes pedindo justiça.
 
A campanha pela reintegração dos servidores municipais atingidos pelo decreto é coordenada pelos sindicatos que representam a categoria, o Sinsepi, APPI\APLB, Sindguarda e Sindiacs\ACE. Diversas manifestações de protesto foram realizadas em vários bairros da cidade contra a medida, arrecadação de alimentos para auxiliar os que ficaram mais vulneráveis, além de uma batalha jurídica que envolve os advogados de todos as entidades sindicais.
 

 

A decisão da desembargadora Silvia Zarif, que contou com parecer favorável do Ministério Público da Bahia, foi assinada na quarta-feira, 27, em resposta a apelação interposta em ação coletiva por mais de cem servidores afastados. Ao saber da decisão, os sindicatos promoveram uma reunião com os trabalhadores atingidos, na tarde desta quinta-feira, 28, na sede da APPI/APLB, no bairro do Malhado.
 

“A vitória é dos trabalhadores”, afirmou o presidente da APPI/APLB, Osman Nogueira, durante a assembleia extraordinária. Para ele, o movimento pela reintegração dos servidores fortalece a unidade sindical e demonstra que os sindicatos dos servidores são instrumentos basilares para a defesa do trabalho e dos direitos a ele vinculados.
 

O presidente do Sinsepi, Joaques Silva, afirmou que sempre teve a convicção de que a decisão do prefeito foi equivocada ao afastar os servidores públicos contratados entre 1983-1988. “A desembargadora fez justiça ao suspender a execução da sentença e agora esperamos que o prefeito providencie a reintegração de todos os nossos colegas aos seus postos de trabalho”, declarou.
 

O presidente do Singuardas, Pedro Oliveira, também ratificou a expectativa de que o prefeito promova a imediata reintegração dos servidores afastados e lembrou que o prefeito declarou na sessão de abertura do Ano Legislativo, na Câmara de Vereadores, que atenderia de pronto a decisão da justiça caso fosse favorável ao efeito suspensivo da sentença.

A assembleia contou com a participação expressiva dos servidores afastados e com as presenças do vice-prefeito do Município, José Nazal Soub, do vereador Makrisi Sá e dos advogados Arnon Marques Filho e Davi Pedreira. Servidores municipais não afastados também compareceram para se congratularem com os colegas beneficiados pela decisão do Tribunal de Justiça, que obriga a prefeitura a mantê-los na estrutura administrativa até que o processo seja transitado em julgado.

 
 
 


Comentários