Periodo de matrícula 2019 da Rede Estadual confirma preocupação pontuada pela APPI/APLB desde novembro do ano passado

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia fechou matrícula para o sexto ano (antiga 5ª série) de diversas escolas da rede, em Ilhéus. Com o discurso de que a responsabilidade de ofertar o Ensino Fundamental é do município, o estado fechou centenas de vagas na Rede Estadual de Ensino.

No final do mês de novembro do ano passado, a APPI/APLB provocou a realização de uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Ilhéus, com o objetivo de debater o fechamento de matrículas nas escolas da Rede Estadual e ficou deliberada a necessidade de enviar para o Governo do Estado um manifesto exigindo que a SEC não oficializasse esta decisão sem que antes debater caso-a-caso com a comunidade escolar. “É preciso que a comunidade escolar se mobilize para cobrar das autoridades responsáveis o não fechamento dessas matrículas”, afirmou o Prof. Osman Nogueira, presidente da APPIAPLB.
 

O fechamento da Escola Estadual do Basílio - única escola do bairro e acima de 400 estudantes - é a prova da irresponsabilidade do estado com a Educação Pública no Município de Ilhéus.



Comentários