APLB

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

IMAGENS - 27º Encontro Nacional da UNCME



O 27º Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) trouxe para Ilhéus uma importante discussão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE), a Gestão Democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. O evento aconteceu de 27 e 29 de novembro, no Centro de Convenções, com participação de cerca de 1.500 conselheiros, de todos os estados, além de representantes das instituições nacionais ligadas ao Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Secretaria Municipal de Educação. 

A abertura do evento foi feita pelo coral da Uesc, com afinação e belo repertório.


A presidente da UNCME, Gilvânia Nascimento, destacou os temas fundamentais para a garantia do direito à educação e os desafios do presente e do futuro, dando ênfase ao papel do controle social no acompanhamento das políticas educacionais.



Na programação houve cerimônia do Prêmio Nacional Vilmar Rosa de Mendonça, com as melhores experiências de Conselhos do Brasil. Em vida, Vilmar Rosa trabalhou para o desenvolvimento do setor em parceria com gestores municipais e administração pública, além de buscar junto a entidades avanços para a educação.


O evento também abordará a iniciativa global “100 Milhões por 100 Milhões contra o trabalho infantil”, que objetiva mobilizar 100 milhões de brasileiros em defesa das crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e insegurança. A coordenação é da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).


O presidente da APPI/APLB, entidade parceira do evento, Osman Nogueira, parabenizou as demais instituições realizadoras pela iniciativa de trazer a Ilhéus um evento deste alcance e importância. Osman Nogueira é também presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus.


Nenhum comentário: