Seminário debateu os riscos do uso de drogas dentro e fora das escolas


Discutir sobre a violência, os problemas do uso das drogas dentro e fora das escolas e debater com os alunos, pais e professores sobre as consequências e as formas de evitar. Esse foram os principais objetivos do seminário realizado na manhã desta terça-feira, no auditório da APPI/APLB-Sindicato, um evento que integra a semana de segurança pública e que faz parte da campanha “”Ilhéus sem violência é bem melhor”, promovida pela APPI/APLB-Sindicato, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Tutelar e Grupamento de Bombeiros Militar.



O seminário contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Pinóquio e do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Ceep), que fizeram questionamentos sobre o aumento da violência, as consequências do uso e como fazer para evitar. Durante o seminário a professora e psicopedagoga Marilene Araújo falou sobre o uso das drogas líticas e ilícitas, seus problemas e o papel da família, da comunidade e da escola nesse trabalho de alertar e evitar o uso de drogas. Também falou da falta de uma política mais eficaz de proteção às drogas e de como a comunidade enxerga a escola.



Já a delegada Andrea Oliveira falou do papel da polícia civil nesse trabalho de combate à violência. Também ressaltou o papel das drogas no aumento da violência na cidade e do envolvimento cada vez maior das crianças e adolescentes no mundo do crime. Também destacou a importância da comunidade participar desse trabalho de combate denunciando os crimes, sem que para isso precise se identificar. Já o sargento Cardoso, representante da CIPE-Cacaueira, complementou sobre os danos do uso de drogas e da necessidade da união de todos no combate. Também trouxe relatos e exemplos de crianças, adolescentes e jovens que perderam suas vidas, abandonaram seus sonhos e cometera m suicídios por usarem drogas.



A semana de segurança em Ilhéus prossegue nos dias 21 e 22 de outubro com uma exposição pública contra a violência, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A exposição será aberta ao público nesses dois dias, das 8 às 17 horas, com a apresentação de equipamentos utilizados pelas polícias para o combate às drogas e a violência. A campanha “Ilhéus sem violência é bem melhor” será encerrada no dia 22 de outubro com uma grande caminhada pela paz, com uma concentração às 8 horas da manhã, na sede da 68ª CIPM, na avenida Soares Lopes.














Comentários