Trabalhadores em educação decidem fazer portabilidade para a Banco do Brasil

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram que farão uma ampla campanha de portabilidade para continuar recebendo seus salários através das contas no Banco do Brasil, ao invés da Caixa Econômica Federal, como pretende o Executivo Municipal. A orientação da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, é que os servidores abram as contas salários na Caixa Econômica Federal, como deve ser o procedimento legal, mas que imediatamente façam a portabilidade para o Banco do Brasil e os vencimentos serão depositados nas contas nos mesmos dias em que estiver disponibilizado na CEF.

O Presidente da APPI, Osman Nogueira Junior, adiantou que já se reuniu com a gerência e a superintendência regional do Banco do Brasil, que estará negociando, isoladamente, cada taxa de serviços dos servidores, para garantir ainda mais benefícios para os trabalhadores. Ele também informou que essa mesma campanha de portabilidade para o Banco do Brasil também deverá ser seguida pelos demais sindicatos dos servidores públicos municipais de Ilhéus, a exemplo do Sinsepi, Sindiacs-ACE, Sindatran e Sindguarda.

Outra deliberação da categoria foi a da realização de um grande ato público em frente à sede provisória da Justiça do Trabalho, no Jardim Atlântico, como forma de alertar à juíza do trabalho para a necessidade de se executar a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia 5ª Região, confirmando a decisão da juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires, que determinou que a Prefeitura implemente o pagamento do piso salarial dos professores. Os trabalhadores ganharam a ação impetrada pela APPI/APLB-Sindicato, restando agora que seja executada, mas essa ação vem se arrastando, trazendo sérios prejuízos para a categoria.

Na decisão o TJB determina ainda ao município proceder, em conformidade com a Lei Municipal número 3.346/2008, do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal, o reajuste, na mesma proporção do piso, dos salários base dos demais padrões (A, B e C) e referências (I a X) do Plano de Carreira, de modo a manter a mesma diferença de percentual de uma referência para outra e de um padrão para outro.

Ainda na assembleia os trabalhadores em educação decidiram que vão continuar realizando a Atividade Complementar sempre às sextas-feiras, como ocorreu no ano passado. A proposta aprovada pela categoria é que o AC seja feito na zona urbana semanalmente em turnos alternados, sendo uma semana no matutino e na outra no vespertino. Já na zona rural o AC será feito quinzenalmente, também na sexta-feira, o dia inteiro. A assembleia também abordou temas como a portaria que trata da mudança de padrão e avanços na carreira.



Comentários