Como parte
das atividades da parada nacional dos trabalhadores, realizada nos dias 13 e
14, as centrais sindicais CTB, CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores
em Educação, em parceria com a APPI/APLB-Sindicato, realizaram na manhã desta
quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, o debate sobre o Projeto de
Lei Complementar 257/2016 que retira direitos dos servidores públicos. O encontro
contou com a participação dos trabalhadores em educação, que esclareceram
dúvidas e conheceram detalhes do PLP.
O presidente
da APPI/APLB-Sindicato, Osman Nogueira Junior, falou da necessidade da união dos
trabalhadores em educação na luta constante pela conquista e garantia dos seus
direitos. Segundo ele, só a união faz a categoria mais forte, respeitada e firme
na luta pela valorização dos trabalhadores. O presidente do Sindicato dos
Bancários de Ilhéus e representante da CTB, Rodrigo Cardoso, destacou os
prejuízos do PLP e a necessidade de se fazer pressão junto aos
parlamentares federais de todos os estados, para chamá-los a não aprovar esse
projeto de lei e os resultados que já começaram a surtir efeitos.
O diretor do
Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Edvaldo Pitanga, explicou que
dentre as medidas nefastas a serem implementadas caso o projeto seja aprovado
estão a suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não
pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da
previdência social e revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores. E a
suspensão de concursos públicos terá como consequência imediata a
intensificação da precarização dos serviços públicos ofertados à população.
Pitanga destacou a importância da ampla participação dos
docentes na luta contra a aprovação do PLP 257/2016. “A primeira coisa é
debater e divulgar o conteúdo do Projeto de Lei. É importante que todos tenham
a compreensão clara do que esse PLP significa e que todos tomem conhecimento do
tamanho dos riscos que estão postos e da perda de direitos dos servidores
públicos, incluindo os docentes”, complementou.
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