Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira realiza ação de combate à dengue. zika e chikungunya

Professores, servidores e alunos do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, em Ilhéus, foram às ruas do bairro do Pontal na manhã deste sábado, num grande ato de cidadania, conscientizando à comunidade para a necessidade da participação de todos no combate á proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya. A proposta foi alertar os moradores para os riscos de contrair essas doenças, apontar os sintomas e a forma de evitar a proliferação do mosquito com medidas simples. O movimento contou com o apoio da APPI/APLB-Sindicato.

A diretora do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, Eliane Camargo, explicou que  a dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas, que é  febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A melhor forma de prevenir estas doenças, segundo a diretora, é a eliminação do vetor, mas isso não depende apenas de uma medida de governo, mas uma ação de todos.

Foi com esse objetivo que os estudantes, professores e servidores foram às ruas para mostrar os riscos da doença e como é simples eliminar o mosquito aedes aegypti. Com cartazes e distribuição de panfletos, a equipe do Colégio Padre Luiz Palmeira buscava conscientizar a comunidade. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes e é justamente aí que entra a participação da sociedade.

Para isso, conforme explicaram os alunos, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. “O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´água e piscina, são fundamentais para este controle”, explicaram.








Comentários