Escola do Salobrinho funcionam em cinco casas improvisadas e inadequadas

           Em qualquer município é comum que a escola seja uma referência e que toda a comunidade saiba onde é o prédio escolar. Mas em Ilhéus é diferente, já que é muito comum as escolas funcionarem em espaços improvisados, alugados e sem as mínimas condições de ensino. Também já viraram rotinas as escolas municipais serem despejadas por falta de pagamento dos aluguéis.

            Em Ilhéus escolas funcionam em bares, porões de igrejas, corredores e até garagens. Um dos exemplos é no bairro do Salobrinho, onde a escola municipal funciona em cinco casas improvisadas, onde muitas vezes nem a própria comunidade sabe informar. O mais grave, no entanto, é quando se chega nas escolas improvisadas e se descobre o verdadeiro descaso com a educação.

            Nesse bairro tem escolas funcionando em garagens com infiltrações e paredes cobertas de mofo. Há ainda alunos amontoados nos corredores, espremidos nas paredes e nos acesos aos banheiros e cozinhas. Aliás, é no box banheiro onde ficam armazenados livros e materiais de limpeza.

            Mas os problemas não param por aí. Há ainda questões graves relacionados à higiene e  merenda escolar. Tudo isso sem contar no acesso, já que as ruas não são pavimentadas e não há nenhuma ação que promova a acessibilidade, como determina a lei.









Comentários