Seminário debateu sobre drogas e a violência nas escolas de Ilhéus

Com a proposta de intensificar a luta contra a violência nas escolas e combater o uso de drogas, a 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em parceria com a APPI-APLB/Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, e a Direc-6, realizou na manhã desta quinta-feira o seminário com o tema “Ilhéus sem violência é bem melhor”. Durante o encontro a presidente da APPI, Enilda Mendonça, destacou os objetivos do debate e a necessidade da realização de ações conjuntas entre todos os segmentos da sociedade para cobater a violência nas unidades escolares.

O professor da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC), Alexandre Justos Lima, fez um alerta para o alto consumo de drogas entre adolescentes e o acesso das crianças, em idade cada vez menor, aos entorpecentes. Através de pesquisas realizadas por institutos e universidades conceituados, Alexandre Lima revelou que a cada dia não somente aumenta o consumo, como também há o incentivo ao uso de drogas dentro da própria família.
O comandante da 68ª CIPM, Major Câmara, fez uma abordagem sobre o quanto o uso de drogas traz consequências paro o aumento da violência e apresentou dicas importantes de como se comportar para não ser vítima dos infratores. Major Câmara também explicou que o seminário faz parte da campanha de redução da violência intitulada “Estou em Paz”, que prevê palestras educativas nas unidades escolares, além de orientações sobre a necessidade de preservar os valores, destacando a importância da religião, o hábito de gentileza e honestidade, além de incentivar a solidariedade, a cidadania, a moral e a ética.
Utilizando a técnica de contadora de histórias, a educadora Edla Soares mostrou o quanto as drogas têm invadido a vida e o quotidiano dos adolescentes e a necessidade da realização de ações conjuntas para evitar que esse consumo aumente ainda mais, destruindo famílias, pessoas e sonhos. A educadora também respondeu a questionamentos feitos pelos estudantes e parabenizou a iniciativa da APPI, CIPM e Direc-06 em promover as discussões e debates sobre um tema tão importante como o combate a violência e o uso das drogas.

Participaram do encontro representantes da Direc-06, Secretaria Municipal de Educação, Marinha, Rotary, Guarda Civil Municipal, Sindguarda, além de professores, diretores, pais, alunos, policiais militares, profissionais liberais e membros da sociedade civil organizada interessados em discutir a questão da violência nas escolas e combater o uso de drogas.



Comentários