Projeto leva serviços à Escola Paulo Freire


O projeto Escola Cidadã promoveu palestras, exames, propostas lúdicas, educação física e apresentações musicais aos alunos e comunidade.

A Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Bairro Teotônio Vilela, na zona oeste da cidade, foi beneficiada na semana passada ( dias 20 e 21) com o Projeto “Escola Cidadã”. A iniciativa, que contemplou alunos, pais e comunidade em geral com diversos serviços e informações, tendo o objetivo de ampliar a construção e o fortalecimento da cidadania.

Segundo a diretora do Paulo Freire, professora Simone Aquino, foram oferecidos palestras e atendimentos diversos área da saúde e outros serviços sociais. No decorrer do projeto, informa Simone Aquino, a Faculdade Madre Thaís, por meio do Curso de Biomedicina, participou do evento, lançando o Projeto “Biomedicina na comunidade”.
Entre as atividades executadas durante a realização do Escola Cidadã, que aconteceu das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, destacam-se as seguintes: tipagem sanguínea, glicemia capilar, teste de dermatomicoses, aferição de pressão arterial, orientações sobre a retirada de documentos, atividades físicas, testes de DST/AIDS (envolvendo educação sexual e a distribuição de preservativos), doação de sangue e balcão informativo (Faculdade Madre Thais).

Palestras - Já as diversas palestras proferidas durante o projeto versaram sobre os seguintes temas: acidentes com animais peçonhentos (Vigilância Sanitária), Alimentação saudável e diabetes (Secretaria Municipal de Saúde - Sesau), a importância da família no processo de aprendizagem da criança (Secretaria Municipal de Educação - Seduc), higiene pessoal, higiene de alimentos, higiene bucal (com escovação e aplicação de flúor) e prevenção contra verminoses e sumário de urina, com entrega de resultados (Faculdade Madre Thaís).

Ainda, palestras sobre a dengue (Controle de Endemias), bullying (Sesau/Provab), Violência na Escola (APPI/PM), Educação no Trânsito (Setrans), pedofilia (Psicólogo Edgar Felipe), Bolsa Família (Centro de Referência de Assistência Social – Cras), Direitos e Deveres da Família (Conselho Tutelar) e Primeiros Socorros (Corpo de Bombeiros).

Parceria - A realização de mais uma edição do Projeto “Escola Cidadã” foi resultado da parceria que envolveu a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Faculdade Madre Thaís, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Proerd, Instituto Embelleze, APPI/APLB Sindicato, Conselho Tutelar, Academia Stillus, Corpo de Bombeiros, Banco de Sangue, Vigilância Sanitária, Superintendência de Transporte e Trânsito (Setrans), Bam Lima e Cenprinês Instituto.



Comentários