Assembleia reafirma decisão de não apresentar resultados do ano de 2013

Em assembléia realizada na tarde desta quarta-feira (11), os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram não apresentar os resultados dos alunos durante o ano letivo de 2013 até que seja fechado o acordo da campanha salarial de 2014. Os educadores reconhecem que a medida pode trazer transtornos para os estudantes, mas avaliaram que nesse momento de difícil diálogo com o governo municipal, que se recusa a respeitar a lei e os direitos dos trabalhadores, esse é um dos instrumentos de luta para sensibilizar o prefeito para o fechamento do acordo de campanha salarial, já que a data base da categoria é em janeiro desse ano e até o momento o governo não convocou nenhuma reunião para discutir sobre a pauta apresentada pelos servidores.

A pauta da campanha salarial 2014 dos trabalhadores em educação da rede municipal foi protocolada na Prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado e mesmo com as insistentes tentativas da APPI/APLB-Sindicato de marcar reuniões para discutir e fechar o acordo, até o momento as discussões não foram iniciadas. Na pauta, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores, consta itens como o reajuste salarial a todos os profissionais do setor de educação, exceto professores, no percentual de 15% sobre os salários pagos em dezembro de 2012. Já para os profissionais do magistério o reajuste será o percentual do piso nacional da categoria, em cumprimento à lei nº 11.738/2008, para a partir de 1º de janeiro de 2014.

Ainda na assembleia os trabalhadores em educação discutiram questões como a redução da carga horária dos professores, pagamento de 1/3 de férias e a reintegração dos servidores concursados demitidos pelo atual governo, reafirmando que não há qualquer publicação suspendendo a decisão juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires, que garantiu os direitos dos trabalhadores. De acordo com a direção da APPI/APLB-Sndicato, a informação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus sobre a suspensão da reintegração dos servidores concursados não é verdadeira e busca confundir a opinião pública e a sociedade em geral.

Outra decisão aprovada na assembléia foi a da realização de atos públicos em vários bairros da cidade como forma de esclarecer a comunidade sobre a falta de diálogo do governo municipal e a necessidade de todos estarem juntos, trabalhadores, pais e alunos, na luta em defesa de uma educação pública de qualidade em Ilhéus. O primeiro ato público será realizado na próxima terça-feira (18), às 16 horas, em frente ao Terminal Urbano, no centro da cidade.



Comentários