APPI/APLB participa do Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação

O diretor da APPI/APLB-Sindicato- Delegacia Sindical Costa do Cacau, Osman Nogueira Júnior, e a diretora do núcleo da APLB de Canavieiras, Maria José Reis, participaram do 32º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado nos dias 18 e 19, em Brasília.

Na oportunidade, além das discussões de importantes questões de interesse da categoria, foi realizada a eleição da nova diretoria das CNTE. Com 83,7% dos votos, a chapa 10, "Educar para Transformar" formada pela Articulação Sindical, CTB, CSD, AE, MS e OT venceu as eleições para a nova gestão 2014-2017.

A APLB-Sindicato dobrou sua representação na direção da CNTE. O professor Rui Oliveira foi mantido como titular da Secretaria de Política Sindical. A professora Marilene Betros foi eleita como uma das suplentes da Diretoria Executiva da entidade.

Ainda durante o congresso foi realizada a votação das resoluções da segunda plenária do 32º Congresso Nacional da CNTE, que trata de temas como Política Sindical, Balanço, Políticas Permanentes e Plano de Lutas .  Os textos aprovados refletiam o ensinamento de Paulo Freire, “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

A educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade foi destacada na resolução Política Educacional, que trata de um Sistema Nacional de Educação com políticas estruturantes de abrangência nacional; das metas dos planos decenais; do financiamento dos 10% do PIB, no mínimo, para educação pública; da gestão democrática e controle social e do currículo e avaliação.

Entre as políticas permanentes, venceu o texto que trata do combate ao racismo, da igualdade de gênero e ações contra a violência à mulher, dos Direitos Humanos e LGBT, do trabalho infantil, onde lugar de criança é na escola; dos aposentados, com respeito, proteção e dignidade; da saúde do trabalhador (a) em educação e da juventude.

Comentários