Prefeitura de Ilhéus demite professores por participar de greve

A Prefeitura de Ilhéus demitiu três professores contratados da Escola Municipal Cantinho do Recreio pelo fato das educadoras terem participado da paralisação da categoria. Mas além da demissão, a direção da escola resolveu nem mesmo comunicar às professoras sobre o afastamento. As professoras Christiane Rosário de Oliva, Anne Naisha Moreira Borges e Andréa Macedo Barbosa teriam sido demitidas oficialmente no início do mês de outubro, conforme pedido feito pela direção da escola à Secretaria Municipal de Educação, mas só vieram saber do desligamento nesta segunda-feira, 11 de novembro, ao perceber que os salários não haviam sido depositados nas suas contas bancárias.

No documento encaminhado pela direção da Escola Cantinho do Recreio à secretária Municipal de Educação, Marlúcia Rocha, a diretora pedagógica Valéria Levita informou que as professoras aderiram ao movimento de greve do dia 19 de julho até o dia 30 de setembro, quando retornaram às suas atividades. Tendo em vista que os contratos das educadoras se encerram no dia 30 de dezembro desse ano e, segundo ela, não havendo assim tempo hábil para a reposição dessas aulas, solicitou a análise da possibilidade de rescisão dos contratos das profissionais. Marlúcia Rocha analisou imediatamente a situação e encaminhou o pedido de demissão no dia 08 de outubro para a Secretaria de Administração.

Para as professoras demitidas, além do ato arbitrário, o que chama a atenção é o desrespeito por parte da direção da escola, que sabia da demissão, mas deixou que as educadoras permanecessem trabalhando nas salas de aula até esta segunda-feira, sem ao menos avisar sobre o desligamento. Indignados com a situação, as professoras procuraram a direção da APPI/APLB-Sindicato, na tentativa de buscar uma negociação com o governo municipal para receber os salários pelo trabalho realizado.

Comentários