APPI participa do 11° Congresso da APLB-Sindicato

 A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau está participando do 11º  Congresso Estadual da APLB-Sindicato, que acontece no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. A abertura foi na noite desta quinta-feira em um clima festivo, de união e na expectativa da conquista de mais avanços e vitórias para a categoria.

Um grupo de crianças do Projeto Viva Paz dançou, prestando uma homenagem aos educadores ao som da música Cessar Fogo, representando a voz dos artistas. Logo depois, um vídeo produzido pela TV-APLB foi apresentado revelando depoimentos de diretores da APLB-Sindicato e flagrantes de fatos e fotos da história de luta da categoria nestes 61 anos de existência e da greve de mais de 115 dias. O cantor Aloísio Menezes entoou o Hino da Bahia.

Após a instalação da mesa e registro das autoridades presentes foi realizado um ato político no qual diversos convidados fizeram questão de estar presentes para prestigiar o evento e fazer uma saudação a categoria.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira, cumprimentou o público, as autoridades e fez questão de destacar a importância do evento. “É uma tarefa muito grande, mas o Congresso tem a capacidade de debater a Conjuntura Nacional e construir uma agenda política de Educação para o estado da Bahia. A expectativa é de que esse Congresso se desdobre em uma grande Conferência, na Costa do Sauípe para que todos respeitem os educadores e a APLB-Sindicato”. E completou sendo ovacionado pela categoria. “Vamos construir uma representação na Assembleia Legislativa. Queremos ouvir o professor”, exclamou Rui.
O secretário de Educação na Bahia, Osvaldo Barreto Filho, esteve presente representando o governador Jaques Wagner e elogiou a organização e magnitude do Congresso. “Parabéns a APLB-Sindicato pela sua atuação nestes 61 anos. Desejo sucesso na construção das políticas de Educação”, desejou. 

A senadora Lídice da Mata (PSB) falou dos desafios dos educadores, da garra e mobilização da categoria. “Cada um de vocês é um herói que invade a sala de aula com entusiasmo contra a violência e as dificuldades”, afirmou. Já a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemorou a reconstrução que o atual governo progressista empreendeu na área, da Educação, mas enfatizou que os desafios são muitos  quando se trata da educação no Brasil. 

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), representou a Câmara Municipal de Salvador e foi eloquente ao declarar que a APLB-Sindicato é uma das entidades mais importantes e combativas de Salvador e comparou como a história da retomada da luta contra a ditadura militar.

Também fizeram parte da mesa política na abertura do 11º Congresso da APLB-Sindicato, a vice-coordenadora da APLB-Sindicato Marilene Betros; A diretora e uma das coordenadoras técnica do Congresso, Olívia Mendes; o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), representando a Comissão de Educação; a chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, representou o secretário Nilton Vasconcelos;  Adilson Araújo, presidente nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Sérgio Guerra, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia; Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás e vice-presidente do PCdoB na Bahia; o secretário-geral do PSB-BA, Rodrigo Hita; o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB); e Joilsom Cruz, representando o secretário Municipal da Educação, Jorge Khoury; 

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site www.aplbsindicato.org.br.

Comentários