Servidores em greve realizaram ação educativa no Dia do Agente de Trânsito

Em greve geral a mais de 60 dias e à espera de que o prefeito Jabes Ribeiro sinalize para o fechamento do acordo de campanha salarial, os trabalhadores de todas as categorias servidores públicos municipais de Ilhéus realizaram na manhã desta segunda-feira (23) uma caminhada com panfletagem educativa em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes de Trânsito. A caminhada saiu da praça J.J.Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, seguindo pelas ruas do centro da cidade até a Praça Cairu, onde os servidores distribuíram panfletos sobre a necessidade de garantir mais segurança no trânsito.

No panfleto os servidores alertaram que uma cidade como Ilhéus, que busca enfrentar os problemas do trânsito, com o crescimento acelerado da frota de veículos, não poderia deixar de lembrar essa data. Eles também informaram sobre o papel dos agentes, que exercem, dentre outras funções, as atividades de administrar todas as intervenções, garantir o cumprimento das leis e promover o desempenho na qualidade de fluidez e segurança do trânsito na cidade, orientando os motoristas e pedestres sobre os mais diversos cenários no sistema viário da cidade.

Explicaram ainda os servidores públicos municipais que, muito mais do que fiscalizar, o agente é também um educador para o trânsito e um zelador do cumprimento das leis, com foco em coibir ações que geram riscos a todos que transitam na cidade. Os trabalhadores também denunciaram sobre os indícios de irregularidades envolvendo recursos arrecadados com as multas no trânsito.

De acordo com os servidores, a Prefeitura de Ilhéus emitiu cerca de 32 mil multas de trânsito entre janeiro a agosto desse ano, arrecadando aproximadamente R$ 400 mil, pagos pelos proprietários dos veículos. “Mas apesar da arrecadação quase milionária, ao que parece nada desse valor foi destinado à promoção de campanhas educativas, ação apontada pelo Código de Trânsito Brasileiro como fundamental para evitar novas infrações e reduzir o número de acidentes”, denunciaram.



Comentários