Sindicatos participarão de reunião em Salvador para tratar da greve em Ilhéus

Representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Ilhéus participam nesta quarta-feira (14), às 9 horas da manhã, de uma reunião no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir com partidos políticos e membros do Governo do Estado sobre a situação da greve geral que já dura mais de 20 dias e que permanece por tempo indeterminado caso o prefeito Jabes Ribeiro continue se negando a cumprir a lei que garante a reposição salarial dos trabalhadores. Durante a reunião os líderes sindicais estarão apresentando documentos que comprovam que os números da folha de pagamento apresentados pelo prefeito não são reais e que a reposição salarial dos trabalhadores é um direito assegurado tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

E mesmo com a reunião em Salvador, os sindicatos estarão mantendo a agenda normal de atividades em Ilhéus, com encontros e mobilizações na cidade. Na manhã desta quarta-feira, às 9h30min, na Câmara de Vereadores, os trabalhadores estarão se reunindo com membros da sociedade civil organizada para apresentar os verdadeiros números da folha de pagamento e a legislação que assegura os reajustes. Os servidores também estarão relatando que o prefeito de Ilhéus se nega a conceder aos trabalhadores a reposição de 5,84%, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas deu um reajuste de até 360% para os cargos comissionados que ele nomeou.

Ainda nesta quarta-feira, às 15 horas, os servidores públicos municipais participarão de um ato organizado pelo Movimento Reúne Ilhéus que pede a redução da tarifa de dos transportes coletivos e que marca os 30 dias de resistência acampados em frente ao Palácio Paranaguá. Já às 17 horas será realizado um happy hour em frente ao Palácio Paranaguá, com a participação de músicos locais, em apoio à greve dos trabalhadores. E na sexta-feira as mobilizações continuam com uma caminhada pelas ruas do bairro Nossa Senhora da Vitória, com a proposta de conscientizar pais, alunos e a comunidade em geral sobre os prejuízos da greve e a necessidade do prefeito Jabes Ribeiro fechar o acordo com os trabalhadores para acabar com a paralisação. A concentração será às 8 horas da manhã, em frente ao módulo policial do bairro.

Comentários