Servidores municipais de Ilhéus decidem continuar a paralisação

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), em frente ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura de Ilhéus, os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais decidiram continuar a paralisação de advertência, já que até agora o governo municipal não apresentou nenhuma proposta de reposição salarial. A paralisação, prevista inicialmente para a quarta e quinta-feira, está sendo realizada em sinal de protesto contra a demora do prefeito Jabes Ribeiro em assinar o acordo da campanha salarial 2013.

Os trabalhadores decidiram ainda que nesta sexta-feira o movimento de protesto continua com a realização de um ato público às 8 horas da manhã em frente ao Palácio Paranaguá. E na próxima segunda-feira será realizada uma assembleia às 8 horas da manhã, envolvendo todas as categorias de servidores municipais, quando os trabalhadores estarão decidindo conjuntamente sobre as medidas que serão adotadas como forma de sensibilizar o governo municipal para abrir o diálogo com as categorias. Os trabalhadores não descartam a possibilidade de uma greve geral caso o governo municipal não apresente uma proposta real de reajuste dos salários dos trabalhadores.

Os líderes sindicais explicaram que o governo municipal se recusa a negociar com os trabalhadores sobre a reposição salarial dos servidores, alegando que a folha de pagamento está hoje acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Acontece que os trabalhadores alegam que os números da folha de pagamento apresentados pelo prefeito é fraudulento e mentiroso. De acordo com os presidentes dos sindicatos, os números da folha de pagamento divulgados pelo governo municipal não condizem com a realidade e não refletem a verdade. Números inclusive que foram contestados em um estudo feito pelos líderes sindicais durante reunião do governo municipal com a sociedade civil organizada.

Câmara – Ainda na manhã desta quinta-feira os representantes de todos os sindicatos municipais se reuniram com os vereadores para apresentar os números reais da folha de pagamento e denunciar os absurdos praticados pelo atual governo com os recursos da Prefeitura de Ilhéus. Um novo encontro está marcado para a próxima semana, quando serão confrontados os números apresentados pelo governo e pelos sindicalistas, para que a partir daí seja buscado um índice de reajuste salarial mais justo. Os trabalhadores também apresentaram algumas medidas que devem ser adotadas pelo atual prefeito para diminuir a folha de pagamento, sem que com isso seja necessárias realizar demissões. Todas essas alternativas foram anotadas pelos representantes do Legislativo municipal para que seja encontrada, o mais rápido possível, uma solução para o impasse.

Comentários