SEMANA DO ÍNDIO: TERRA é PAZ é a proposta dos Tupinambás

 A cultura indígena está presente em nosso cotidiano em diversos contextos. A convivência com outras culturas vindas pelo atlântico adicionaram cores e sabores ao remix cultural existente no Brasil. A canoa, a rede, a peneira, o pilão, as palhoças de praia, as pinturas tribais, os adereços com penas são algumas das técnicas indígenas que encontramos na atu. Além das tecnologias os conhecimento sobre as ervas medicinais e a produção de farinha e macaxeira (aipim) fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros. A chamada "língua portuguesa" recebeu muitas contribuições das línguas indígenas: abacaxi, abacate, jabuticaba, itapoã, Itabuna, Buerarema são exemplos de frutas e locais batizados pelos nossos ancestrais indígenas.
Apesar de alguns reconhecimentos existem diversos desafios na valorização e resgate de costumes indígenas que são muito mais inteligentes e sustentáveis que algumas práticas modernas largamente difundidas. Os utensílios de madeira, as técnicas de bioconstrução geram muito menos impacto do que os produtos descartáveis e o uso abusivo de cimento, pois estão abundantes na natureza e não transformam o meio que habitamos em um espaço sujo e degradado.
O avanço das comunicações como televisão e o rádio trouxeram a visão moderna para as aldeias e junto com elas uma nova forma de visão do mundo. Agora com a chegada da internet nas comunidades indígenas, começamos a ter a visão indígena disponível para toda a sociedade. Exemplos disso são as redes indígenas que estão sendo formadas por diferentes etnias: www.indiosonline.net, www.indioeduca.org, www.risada.org.
No evento TERRA é PAZ será lançado oficialmente à sociedade, o projeto OƆA DIGITAL (www.ocadigital.art.br) que é realizado pela ONG Thydêwá, em parceria com a Cardim Projetos e apoio financeiro da Fundação Telefônica | Vivo e do Fundo de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Entre os dias 16 e 18/04 foram realizadas diversas ações pelas ruas do centro de Ilhéus e na sede da Fundação Cultural do município. E hoje, dia 19/04, as atividades aconteceram em Olivença, onde localiza-se a sede do Pontão de Cultura Esperança da Terra, que abriga as atividades da OƆA DIGITAL.
A APPI APLB Sindicato esteve presente nesse evento de grande importância para nossa sociedade.

Parabéns a ONG Thydêwá, aos Tupinambás e todos os parceiros desse grande trabalho.

Para maiores informações sobre este trabalho:

ENDEREÇOS:
Fundação Cultural de Ilhéus:
Rua Jorge Amado nº.21-Centro

Pontão Esperança da Terra:

Rua Marechal Castelo Branco nº204 9 conhecida como Rua do Meio) - Olivença - Ilhéus

MAIS INFORMAÇÕES:
Thydewa: (73) 3269-1970
Sebastian Gerlic: (73) 9153-3726
Pedro Jatobá: (71) 9130-9691
www.ocadigital.art.br

Comentários