20 DE NOVEMBRO- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A APPI- APLB Sindicato vem participando ativamente da discussão sobre o respeito à diversidade étnica e cultural. Esse trabalho contribui de forma muito positiva para o fazer da educação porque é através dela que se dá o processo de formação humano e o ato de aprender a respeitar o que é diferente.
Essa discussão não é puramente turística, de passagem, ela é contínua, é uma das chaves para a organização de uma sociedade mais justa e igualitária.
Parabéns a todas as pessoas que estão engajadas nesse processo.
A CNTE fala da importância de se discutir sobre essa temática. Leia a reportagem abaixo:
" Dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - foi celebrado pela primeira vez em 1971 para mostrar quanto o país está marcado pelas diferenças e discriminações raciais. Celebrar esta data é manter viva na memória dos brasileiros as lutas do povo negro e a figura de Zumbi, símbolo de resistência, o herói que lutou pela liberdade. É também uma tentativa de remediar os erros do passado e celebrar a força da cultura afrodescendente.
Nesta Semana da Consciência Negra é importante refletir sobre o que se tem feito para a redução do preconceito no Brasil. A lei n° 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas de todo o país é uma contribuição importante e foi criada para a discussão sobre a igualdade racial, o reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade dos descendentes africanos."
Fonte: CNTE

Comentários